

QUEM SOU
Natural de Pires do Rio, Goiás, nascido em 28 de maio de 1950. Cursou o primário e ginasial no colégio Sagrado Coração de Jesus da irmandade Franciscana. Cursou o científico nos colégios Triângulo Mineiro de Uberaba e Ateneu Bom Bosco de Goiânia.
Fez Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Fez estágio do último ano de medicina do Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro e Residência em Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Possui o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Iniciou sua trajetória profissional em 1978.
Em 1978, iniciou sua atividade acadêmica no Hospital das clínicas e departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de Goiás, onde permaneceu durante 35 anos. Também em 1978, passou a fazer parte do corpo clínico do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG). Fez sub especialização em cirurgia de ombro e cotovelo no Hospital das clínicas de São Paulo com Dr. Arnaldo Amado Ferreira Filho. Em 1990, criou o Serviço de Cirurgia de ombro e Cotovelo do IOG.
Na década de 90 iniciou o treinamento de novos especialistas nesta área, sendo um dos pioneiros em todo Brasil. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 1993/94 - Regional de Goiás. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo em 2002 (SBCOC). Organizou e foi Presidente do sexto Congresso de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, realizado em Goiânia em 2006. Foi examinador de residentes para obtenção de título de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia (SBOT).
Atualmente continua atuando no IOG, como coordenador do Serviço de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. Este serviço treina dois novos especialista durante um ano que deverão fazer prova para serem admitidos na Sociedade de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC)
Meu objetivo na realização deste site, é compartilhar com aqueles que procuram conhecer as doenças do ombro, todo o material didático que utilizei e continuo utilizando para transmitir o que aprendi com meus mestres , e durante minha caminhada desde a década de 1990. Este material foi retirado do meu arquivo pessoal. Assim, espero que ele sirva de alguma forma como um ensinamento a todos que passarem por aqui. O monge, teólogo e historiador inglês,
São Beda que viveu de 673-735, dizia que há 3 caminhos para o fracasso:
-
Não ensinar o que se sabe
-
Não praticar o que se ensina
-
Não perguntar o que se ignora
O filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, invertendo esta citação, diz que há 3 caminhos para o sucesso:
-
Ensinar o que se sabe. isto é generosidade mental
-
Praticar o que se ensina. isto é coerência ética
-
Perguntar o que se ignora. isto é humildade intelectual
Esta humildade intelectual talvez explique a enigmática frase do filósofo Sócrates: “só sei que nada sei”